Um dia um mestre perguntou aos seus discípulos:
- Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?Os homens pensaram por alguns momentos.
- Porque perdemos a calma - disse um deles.
- Por isso gritamos.
- Mas, por que gritar quando a outra pessoa está ao teu lado? Não é possível falar-lhe em voz baixa? Por que gritas a uma pessoa quando estás aborrecido?
Os homens deram algumas respostas, mas nenhuma delas satisfez o mestre. Finalmente ele explicou:
- Quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito. Para cobrir esta distância precisam gritar para poder escutar-se.Quanto mais aborrecidas estejam, mais forte terão que gritar para se escutar um ao outro através desta grande distância.Em seguida perguntou:
- O que sucede quando duas pessoas se enamoram? Elas não gritam, mas se falam suavemente. Por quê? Porque seus corações estão muito perto. A distância entre elas é pequena. Quando se enamoram, acontece mais alguma coisa? Notem que quase não falam, somente sussurram, e ficam cada vez mais perto do seu amor. Finalmente, não necessitam sequer sussurrar, somente se olham e isto é tudo. Assim é quando duas pessoas que se amam estão próximas.Portanto, quando discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais. Chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta.
(Clarice Lispector)
2 comentários:
Desejo que essa distância nunca exista para nós duas. E se existir, que saibamos desfazê-la. Amo vc
entendi perfeitamente meus gritos agora... rs!
mas cadê? to esperando um post pra eu dar umas gargalhadas.
tava com saudades daqui.
=*
Postar um comentário