"Lázaro Gomes. Sempre vi você como uma referência. Referência, não modelo. Não existe uma edição prêt-à-porter pra se seguir... Como se eu me visse nas atitudes, nas palavras, no jeito.. Desde a primeira aula. 1ºC, em 2005. Você me perguntou o que era imaginação. Jamais vou esquecer. Sem saber, que a parti dali, as suas aulas e tudo que passava através delas construíram o que sou hoje.
Minha primeira “Crise existencial” foi você quem causou... (risos). Começou a aula com uma pergunta: “Quem é você”. Eram várias coincidências... Eu estava lendo O Mundo de Sofia, e com 15 anos, veio uma avalanche de dúvidas, questionamentos, o chamado pra pensar, pensar, pensar... Foram incontáveis as vezes que as lágrimas molharam os meus olhos, e o mais incrível, as palavras pareciam ser direcionadas. Era o que eu precisava ouvir, naquele exato momento. Você é exótico... é o tipo de pessoa que eu sempre tive vontade de conversar, longas conversas, em que os assuntos se embolam, se misturam, mas nunca houve oportunidade. Enfim, só posso te agradecer, por tudo. É inquestionável a sua contribuição na minha formação. E não falo de formação escolar. A escola não ensina a viver. Mesmo que inconscientemente, você não tem noção o quanto me ajudou sempre com suas palavras, tenha certeza que eu entendi e captei cada pensamento, cada olhar.
Minha primeira “Crise existencial” foi você quem causou... (risos). Começou a aula com uma pergunta: “Quem é você”. Eram várias coincidências... Eu estava lendo O Mundo de Sofia, e com 15 anos, veio uma avalanche de dúvidas, questionamentos, o chamado pra pensar, pensar, pensar... Foram incontáveis as vezes que as lágrimas molharam os meus olhos, e o mais incrível, as palavras pareciam ser direcionadas. Era o que eu precisava ouvir, naquele exato momento. Você é exótico... é o tipo de pessoa que eu sempre tive vontade de conversar, longas conversas, em que os assuntos se embolam, se misturam, mas nunca houve oportunidade. Enfim, só posso te agradecer, por tudo. É inquestionável a sua contribuição na minha formação. E não falo de formação escolar. A escola não ensina a viver. Mesmo que inconscientemente, você não tem noção o quanto me ajudou sempre com suas palavras, tenha certeza que eu entendi e captei cada pensamento, cada olhar.
“Esse seu olhar, quando encontra o meu
Fala de umas coisas que eu não posso acreditar”
(Tom Jobim)
Fala de umas coisas que eu não posso acreditar”
(Tom Jobim)
Sua alma é linda. Vou sentir saudades da rotina, das salas de aula, dos corredores do São José. Apesar da saída não triunfante.. É como se a vida tivesse escolhido esse meio, estranho, para ensinar-me algo sobre meus próprios mistérios, minha luz e minhas trevas. Tantas coisas aconteceram, tantos altos e baixos particulares, que não caem em questões de prova e nem contam ponto a favor no conselho de classe. E a carapaça é totalmente o oposto do que há dentro... Sabe Lázaro... tive uma série de perdas durante o ano..
(...)
Não foi fácil, e ainda não está sendo fácil. Mas certa vez eu li que, até pra sofrer a gente tem que ter dignidade. Me reergui, agora é seguir em frente. A vida continua. Os meus sonhos eu não perdi.
(...)
Onde quer que eu vá, não importa qual caminho eu percorra, ou quanto tempo passe. Eu quero um dia poder contar aos meus filhos, que eu tive um professor, mais que sábio.. E contar tudo o que ele significou pra mim.
“- Você está vendo este licor de anis diante de você? – ele continuou. – Pois você vê apenas um licor de anis. Eu, entretanto, preciso entrar no que faço, vejo a planta de onde nasceu, as tempestades que esta planta enfrentou, a mão que colheu os grãos, a viagem de navio de um outro continente até aqui, os cheiros e cores que esta planta, antes de ser colocada no álcool, deixou que a tocassem e que fizessem parte dela. Se algum dia eu pintasse essa cena, pintaria isso tudo, embora, ao ver o quadro, você acreditasse que estava diante de um simples copo de licor de anis”
(Trecho do livro Onze Minutos – Paulo Coelho)
Pra mim você é como o pintor. Consegue enxergar além do normal, além do que a grande maioria enxerga. Obrigada por tudo. Que Deus esteja conosco sempre. Guie seus caminhos, seu passos, por onde pisar. Espalhando essa sua boa energia e sua luz."
“- Você está vendo este licor de anis diante de você? – ele continuou. – Pois você vê apenas um licor de anis. Eu, entretanto, preciso entrar no que faço, vejo a planta de onde nasceu, as tempestades que esta planta enfrentou, a mão que colheu os grãos, a viagem de navio de um outro continente até aqui, os cheiros e cores que esta planta, antes de ser colocada no álcool, deixou que a tocassem e que fizessem parte dela. Se algum dia eu pintasse essa cena, pintaria isso tudo, embora, ao ver o quadro, você acreditasse que estava diante de um simples copo de licor de anis”
(Trecho do livro Onze Minutos – Paulo Coelho)
Pra mim você é como o pintor. Consegue enxergar além do normal, além do que a grande maioria enxerga. Obrigada por tudo. Que Deus esteja conosco sempre. Guie seus caminhos, seu passos, por onde pisar. Espalhando essa sua boa energia e sua luz."
Naraiana M. Costa (12/2007)
Super Lázaro diz (00:26):
Oi Menina.
Naraiana . diz (00:26):
oooi lázaro!
Super Lázaro diz (00:27):
Sabe , aquela carta q vc me mandou?
Naraiana . diz (00:27):
sim..
Super Lázaro diz (00:27):
Não tenho realmente palavras pra retribuir,
Super Lázaro diz (00:27):
por isso achei uma meneira boa.
Super Lázaro diz (00:28):
è muito importante e complexo realizar um show como o q vou fazer.
Super Lázaro diz (00:29):
Peço a vc a permissão para te dedicar esse show. A vc e a um amigo meu q , n obstante às condições desfavoráveis passou em Eng. Civil na UFBA
Oi Menina.
Naraiana . diz (00:26):
oooi lázaro!
Super Lázaro diz (00:27):
Sabe , aquela carta q vc me mandou?
Naraiana . diz (00:27):
sim..
Super Lázaro diz (00:27):
Não tenho realmente palavras pra retribuir,
Super Lázaro diz (00:27):
por isso achei uma meneira boa.
Super Lázaro diz (00:28):
è muito importante e complexo realizar um show como o q vou fazer.
Super Lázaro diz (00:29):
Peço a vc a permissão para te dedicar esse show. A vc e a um amigo meu q , n obstante às condições desfavoráveis passou em Eng. Civil na UFBA
Naraiana . diz (00:30):
... sem palavras.
Super Lázaro diz (00:30):
Vou dedicar meu show a vcs.
Super Lázaro diz (00:31):
A vc pra celebrar a vida que é tão bonita e surpreendente
Super Lázaro diz (00:31):
Ea ele pra ratificar q os nossos sonhos podem e devem ser realizados.
Naraiana . diz (00:31):
É uma honra Lázaro.
Super Lázaro diz (00:31):
Um bjo e Boa noite.
Naraiana . diz (00:31):
beijo.
Super Lázaro diz (00:32):
vc gosta de usar q sobrenome: Costa?
Naraiana . diz (00:32):
éé
Super Lázaro diz (00:32):
Vc merece muito mais. Vc é um exemplo de adolescente, viu? De ser humano.
Naraiana . diz (00:33):
ôoo.. que isso...
Naraiana . diz (00:33):
amo você
Super Lázaro diz (00:33):
Deus cubra vc de luz pra discernir os caminhos q te levam à felicidade.
Super Lázaro diz (00:33):
tb te amo.
Naraiana . diz (00:33):
amém, amém..
Naraiana . diz (00:33):
que nos cubra
Super Lázaro diz (00:33):
Se puder vá ao show
Naraiana . diz (00:33):
eu irei
Naraiana . diz (00:33):
com certeza
Super Lázaro diz (00:33):
Teatro Vila Velha 20 de fev. , 8 da noite.
Naraiana . diz (00:34):
certo.
Super Lázaro diz (00:34):
bjo
Naraiana . diz (00:34):
beijo
... sem palavras.
Super Lázaro diz (00:30):
Vou dedicar meu show a vcs.
Super Lázaro diz (00:31):
A vc pra celebrar a vida que é tão bonita e surpreendente
Super Lázaro diz (00:31):
Ea ele pra ratificar q os nossos sonhos podem e devem ser realizados.
Naraiana . diz (00:31):
É uma honra Lázaro.
Super Lázaro diz (00:31):
Um bjo e Boa noite.
Naraiana . diz (00:31):
beijo.
Super Lázaro diz (00:32):
vc gosta de usar q sobrenome: Costa?
Naraiana . diz (00:32):
éé
Super Lázaro diz (00:32):
Vc merece muito mais. Vc é um exemplo de adolescente, viu? De ser humano.
Naraiana . diz (00:33):
ôoo.. que isso...
Naraiana . diz (00:33):
amo você
Super Lázaro diz (00:33):
Deus cubra vc de luz pra discernir os caminhos q te levam à felicidade.
Super Lázaro diz (00:33):
tb te amo.
Naraiana . diz (00:33):
amém, amém..
Naraiana . diz (00:33):
que nos cubra
Super Lázaro diz (00:33):
Se puder vá ao show
Naraiana . diz (00:33):
eu irei
Naraiana . diz (00:33):
com certeza
Super Lázaro diz (00:33):
Teatro Vila Velha 20 de fev. , 8 da noite.
Naraiana . diz (00:34):
certo.
Super Lázaro diz (00:34):
bjo
Naraiana . diz (00:34):
beijo

Em resposta, você me deu o que não posso tocar. O que não posso mostrar. Uma lembrança. Uma das melhores lembranças da minha juventude. Posso lembrar o cheiro da noite, minha timidez ao acender as luzes e todos perguntando o que tinha na carta, das lágrimas ousadas que teimavam em cair a cada poema que recitava, a cada vez que você exalava sentimento. Obrigada por tudo.
Te amo Lázaro.
Meu coração também é seu.
6 comentários:
Adorei sua postagem. Sempre aqui venho e leio o q dizes. É bonito. Acho q vc é uma menina especial. Cheio de conflitos, coisa normal para qualquer idade, mas seu interior é lindo. Vc pode perguntar: como vc sabe disso? te respondo q lendo vc. Escrevemos o q pensamos, acredito assim. Sempre colocamos uma pitadinha do nosso eu. Por isso digo q te conheço, viu? Não tenho lembrança, deculpe se me esqueci, q vc tenha postado algo em meu blog, mas sempre te visito. Não é para vc me visitar só por essa cobrança (risos), o meu prazer é vir aqui. Quero q saiba q te visito, só isso. Um abraço com ternura.
enfim, a carta! a carta sobre a qual eu ouvi falar durante um ano. a pessoa da qual ouvi falar muito, sempre com muita ternura. uma pessoa que, incrivelmente, eu tive por mais de um ano no orkut, e nunca troquei um scrap. quando lázaro falava de você, me intrigava. é, porque eu não entendia a admiração que saltava dos olhos dele quando ele falava de naraiana. nunca te subestimei, não é isso, mas simplesmente não nos conhecíamos, né?
ouvi falar dessa carta, e muito. hoje estou vendo o porquê. linda, prá variar. palavras, sentimentos, tudo muito à flor da pele. lendo, podemos sentir. podemos sentir o cheiro da noite do show. podemos te enxergar chorando (como eu chorei, duas vezes) quando ele começava a falar 'de tudo ao meu amor serei atento...'
podemos pensar na emoção que é receber palavras tão lindas. palavras de amor. palavras de carinho.
desculpa, lázaro, mas eu também as tenho. em duas folhas. ambas com uma foto nossa de fundo. pela primeira vez, digo que aquelas palavras valem mais do que a foto ao fundo. não sei, nunca me prendo nela quando pego para ler.
você me prende.
seus sentimentos me prendem.
meus sentimentos me prendem.
suas palavras me hipnotizam, e tudo que você diz soa como a maior verdade do mundo.
saudades imensas de você e de te ler.
'o problema é que eu te amo... com você, o meu mundo fica completo!'
:*
Que lindo!
É tão bom poder fazer a diferença na vida de alguém, ainda mais quando esta pessoa tbm faz a diferença na nossa vida.
Linda a carta. Me emocionei.
Beijos! Bom domingo!
Eu sempre soube que você possuía um incrível e radiante brilho próprio.
Que ele perdure por toda a eternidade, se assim permitido for.
Amo você, Pedacinho de Mim ^^
O sol rasga os panos do horizonte
Em pacífico brilho de sua magnitude…
Cadenciado ondular que em mar bronze,
Excelsa beleza no marulhar da virtude!
A rocha na ânsia do dia, bebe sedenta do mar,
Firmada num profundo e desigual chão azul …
Cristalizadas águas reflectem o planar,
Das majestosas e imperais… gaivotas do sul!
Gostava que comigo
Desse asas á sua imaginação,
No… “Portal da rocha… penedo do guincho!”
Um bom fim-de-semana,
Com muita inspiração
E na mente… um sorriso!
O eterno abraço…
-MANZAS-
Eu te juro, quando vi seu blog sendo 'recomendado' no blog de uma terceira pessoa eu pensei: "Será que dessa menina que Lázaro fala sempre nas aulas?"
Acho que Deus, o destino, o acaso.. ou qualquer outra coisa me mostrou de primeira que é você mesmo.
Muito linda a sua carta e só agora eu pude perceber que Lázaro não apenas enche sua bola do nada, há uma admiração mútua por ai.
Gostei disso aqui.
grande beijo
Postar um comentário